Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

APRESENTAÇÃO

 
ANTÓNIO TELMO. VIDA E OBRA é uma página criada por um grupo de amigos e leitores de António Telmo e estudiosos da sua obra e destina-se à divulgação do seu legado bio-bibliográfico e do seu pensamento. Nela se publicarão, tão sistematicamente quanto possível, excertos de livros, dispersos e inéditos de António Telmo, documentação télmica e estudos e testemunhos sobre o autor da História Secreta de Portugal. Cumpre-nos desde já agradecer à família de António Telmo, e em particular à Senhora Dona Maria Antónia Vitorino (na foto, com António Telmo e Agostinho da Silva, em Brasília), a confiança e o apoio que prestam a este projecto.

António Carlos Carvalho 
Pedro Martins 
Ruy Ventura 
Miguel Real 
Eduardo Aroso
António Cândido Franco
Paulo Samuel
Rui Lopo
António Quadros Ferro
Jesus Carlos
 
 
____________
 


Mensagem de Paulo Samuel, hoje recebida, antes da sua adesão a este projecto:

 
 
Caros Pedro Martins, António Carlos Carvalho e demais cultores télmicos

É esta uma simples mensagem de incentivo e de agradecimento por procurarem, por esta via, manter viva, isenta e livre (como necessariamente tem de restar) a memória, mas também o estudo da obra de António Telmo.

Esse empenhamento e atitude pessoal constituem, afinal, o autêntico legado da "Filosofia portuguesa", na linha da «Escola Portuense», enraizadamente livre como o testemunharam (sofrendo as implicações...) Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra, Teixeira de Pascoaes, Álvaro Ribeiro, Pedro Veiga, entre outros.

Votos para que este blogue possa ser lugar de encontro para diálogos e reflexões em torno do pensamento de António Telmo e repositório privilegiado de documentos e testemunhos centrados na sua vida e obra.
Um cordial abraço do

Paulo Samuel
 

1 comentário:

  1. Cumpre o mais alto desígnio (e certamente o fará) está página, intitulada «António Telmo, Vida e Obra», se perseguir aquilo de que o próprio António Telmo era consciente e se espelha na sua obra: a aristocracia do espírito - expressão que, pela primeira vez, ouvi da sua boca, quando nos conhecemos pessoalmente na simbólica vila de Alenquer.
    Quanto ao resto, não há que ter preocupações de outra ordem, porque, como está escrito em Mateus 8. 18-20 também «o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça».

    Um abraço
    Eduardo Aroso

    ResponderEliminar